quarta-feira, 15 de junho de 2016

Paixão pelos tomates


Tomate é coisa que não falta aqui na cozinha. Eles me seduzem, são lindos, sensuais... Uso quase todos os dias, de inúmeras formas. Na omelete, na salada, no sanduíche, nos molhos, nos refogados, nos suflês e por aí vai. Tenho quase uma tara por manter tomates estocados e disponíveis in natura ou cozidos. Já até plantei um tomateiro e faço polinização manual para garantir uma safra produtiva, mas ela nem de longe é suficiente para as minhas necessidades.
Claro que em tempos de crise e com o tomate valendo quase um quilo de carne, muitas vezes eu tenho que reduzir um pouco o meu consumo. Mas quando cai o preço (e o tomate tem uma oscilação incrível), corro e encho uma sacola. Foi o que aconteceu esta semana, em que encontrei tomates grandes e vermelhos a R$ 1,29 o quilo. Quando isso acontece, eu compro muito mesmo e acabo fazendo um panelão de molho e congelo em vários potinhos, pra ir usando de acordo com a necessidade. 
Hoje foi um dia destes em que estava inspirada. Cheguei com a minha sacola de tomates e fiz o molho que serviu de base para preparar um Boeuf Bourguignon (nada demais, faço uma adaptação da receita original na panela de pressão pra ficar mais rápido e amolecer a carne de segunda), rendeu 5 potes de molho para congelar e mais uma sopa deliciosa que está me esperando na panela. Estava com tanto desejo de tomar sopa de tomate que me animei a fazer um pão caseiro para acompanhar. E de quebra, fiz um creminho de baroa para acompanhar a carne no almoço de amanhã. E o freezer cheio de tomates. Viva!

Um comentário:

  1. Os tomates estão lindos... Mas gostaria de ver o pão, o boeuf bourguignon e até a sopa de mandioquinha. Quem sabe assim amenizaria meu frio!!

    ResponderExcluir